Rua Érico Veríssimo, 720 / Cj 206 e 201
Bairro Azenha - Porto Alegre, RS
Fones: (51) 3024.4544 | 9985.8019

Campanha nacional de vacinação contra a pólio começa neste sábado, dia 15 de agosto

Para combater a doença, o Ministério da Saúde convoca mais uma vez as crianças para a vacinação contra a poliomielite. A partir do próximo sábado (15), o dia D de mobilização, até 31 de agosto, o Ministério da Saúde pretende imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Isso representa 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças.

A ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a vacinação das crianças em dia. Por isso, paralelamente à campanha, as salas de vacinação promoverão uma mobilização para atualizar o esquema vacinal dos menores de cinco anos.

Os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso.As doses atrasadas serão aplicadas e agendadasde acordo com a situação de cada criança. Para isso, pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação aos postos de saúde.

A VACINA
Ela é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.

A POLIOMIELITE
O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Em três países - Nigéria, Paquistão e Afeganistão - a poliomielite é endêmica. Nos outros seis (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia) os casos registrados da doença foram decorrentes de importação do poliovírus selvagem. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Fonte: blog.saude.gov.br

Voltar

No que acreditamos

Não somos apenas uma Corretora de Seguros, mas também uma consultoria altamente especializada com o objetivo de se tornar a maior Corretora de Seguros do Rio Grande do Sul através de um atendimento de qualidade e as melhores ofertas e garantias do setor.
Rudy M. Müller

Sobre a Corp Seguros

A mais de uma década, a Corp Seguros atua no mercado Brasileiro, neste período conquistou um sólido relacionamento com o mesmo e hoje orgulha-se em dizer que trabalha com todos os ramos de seguro e mantem uma parceria com as 16 principais seguradoras do setor. Veja mais

Nossos Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Corp Corretora de Seguros Ltda | Direitos Reservados
Design by Rafael da Silva Müller | Powered by XHTML 1.0 | CSS 2.0